Açúcares, Adoçantes e Diabetes

Ainda existem muitas dúvidas em relação à alimentação para diabéticos. Embora a sacarose possa ser comparada a qualquer carboidrato, quando consumida de forma balanceada, não interfere no equilíbrio dos níveis glicêmicos do sangue.

Por esse motivo, os diabéticos devem evitar o uso da sacarose – açúcar branco, demerara, cristal e mascavo – e dar preferência ao uso diário do adoçante stévia, extraído da planta com o mesmo nome, e do sucralose, açúcar derivado da cana.

Especialistas também aconselham o uso doscarboidratos complexos como a batata-doce, o inhame, o cará, a macaxeira, os feijões e o pão integral, por apresentarem maior teor de fibras e porque estabilizam a glicemia deixando o paciente mais resistente às possíveis complicações do diabetes.

Algumas regras devem ser adotadas para evitar a variação da glicemia:manter uma rotina alimentar saudável, praticar exercícios físicos, tomar os medicamentos adequadamente e ir ao médico periodicamente.

Conhecendo um pouco sobre adoçantes

Adoçantes artificiais, também conhecidos como edulcorantes intensos, são aditivos com poder adoçante muito superior à sacaroseque substituem o açúcar sintético ou podem ser processados a partir de substâncias naturais.

Em suas versões dietéticas são produtos formulados para atender às necessidades de diabéticos em substituição ao açúcar com o objetivo de reduzir calorias da alimentação, perda ou controle de peso.

Especialistas recomendam evitar o excesso de adoçantes na dieta, optar pelos adoçantes naturais, evitar a utilização indiscriminada de produtos light e diet e fazer rodízio entre dois ou três adoçantes durante a semana. Além disso, gestantes, pacientes renais e hipertensos devem evitar adoçantes a base de ciclamato, sacarina e fenilcetonúricos.

Mesmo com todas estas informações, é essencial procurar um nutricionista ou um médico para rever os hábitos alimentares e a orientação quanto ao tipo de adoçante a ser utilizado.

Texto selecionado e revisado por geriatra e gerontólogo.

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