Benefícios da vitamina B2

Dentre as vitaminas presentes no complexo B está a riboflavina, mais conhecida como vitamina B2. Podemos encontrá-la em alimentos como o leite integral e seus derivados, flocos de aveia, cereais integrais, cogumelos, ovo, fígado e soja.

Dentre os benefícios desta vitamina podemos citar: estimulação da produção de energia, manutenção da saúde das hemácias do sangue, manutenção do metabolismo adequado, favorecimento do crescimento e prevenção dos problemas no sistema nervoso e na visão (catarata), redução do processo de envelhecimento, diminuição da frequência e intensidade das enxaquecas, ação na absorção e no desempenho da vitamina B1, B3 e B6, do ácido fólico e de minerais como ferro, prevenção contra a perda de memória, aumento da imunidade, combate à acne, regulação da função da tireoide, prevenção do câncer cervical.

A falta desta vitamina provoca feridas na boca, visão cansada e sensível à luz, diminuição do crescimento, anemia, inflamação e descamação da pele, cansaço frequente e falta de energia, língua vermelha e inchada, dor na garganta, diarreia, aumento do volume da urina, perda do cabelo, unhas quebradiças, redução das funções intelectuais. O déficit da vitamina B2 ocorre também nos casos como diabetes, febre reumática e tuberculose, assim como quando o organismo sofre queimaduras ou passa por um procedimento cirúrgico.

Caso haja uma deficiência desta vitamina, devemos aumentar a ingestão de alimentos ricos em riboflavina e quando necessário fazer uma suplementação prescrita pelo médico.

Texto selecionado e revisado por geriatra e gerontólogo.

Baixe e compartilhe com seus familiares e amigos.

Quer mais conteúdo como este? Baixe agora mesmo o App Vida Longa!