O Poder da Maçã

A ciência não cansa de comprovar que “uma maçã por dia mantém o médico distante” (do ditado em inglês,”an apple a day keeps the doctor away”). Além de proteger o coração, ajudar a emagrecer e fortalecer a imunidade, essa fruta também é capaz de prevenir contra tumores malignos, em especial aqueles de pulmão, intestino, boca, mamas e do trato digestivo. É o que aponta uma revisão de 40 estudos feita pela Universidade de Perugia, na Itália, e publicada na edição de outubro de 2016 da revista Public Health Nutrition.

A ideia dos cientistas italianos era investigar o poder das frutas contra o câncer. Segundo o jornal britânico Daily Mail, a maçã foi escolhida por ser uma das mais consumidas no mundo todo. Além disso, sabe-se que ela é rica em substâncias de ação antioxidante, que têm o poder de afastar tumores. “Por causa da composição química peculiar e de potenciais mecanismos moleculares envolvidos, é possível que alguns tipos de frutas e vegetais sejam associados mais fortemente ao risco de câncer do que outros”, observam os autores do artigo, em entrevista ao periódico.

Maçã verde: aliada contra as gordurinhas

Os resultados da análise mostraram que pessoas que consomem mais maçã têm menos câncer do que aquelas que não costumam ingerir o “fruto proibido”. Os índices de tumores no pulmão, por exemplo, foram 25% menores entre aqueles que adoram abocanhar essa fruta. Em relação aos casos cancerígenos no estômago ou no esôfago, no intestino, na boca e nas mamas, as pesquisas não foram unânimes em apontar os benefícios da maçã, mas algumas demonstram que ela é, sim, capaz de evitar essas doenças.

De acordo com os próprios pesquisadores, mais estudos são necessários para investigar a fundo a relação entre a fruta da macieira e a prevenção de tumores. Mas uma coisa já está comprovada: não faltam motivos para você incluí-la na sua rotina alimentar já!

Além de tudo o que foi citado, a maçã também auxilia o controle glicêmico e é uma excelente alternativa para diabéticos e compulsivos por doces. Uma ótima opção é a maçã desidratada que possui fibras nutrientes, melhora a imunidade, pode ser consumida com freqüência e pode ser levada facilmente para qualquer lugar ao invés de uma bolacha ou biscoito que têm índice glicêmico elevado trazendo prejuízo para a sua saúde.

Texto selecionado e revisado por geriatra e gerontólogo com informações que verdadeiramente possam favorecer uma boa longevidade

Baixe e compartilhe com seus familiares e amigos.

Quer mais conteúdo como este? Baixe agora mesmo o App Vida Longa!