Fatores envolvidos no surgimento do câncer

De acordo com o INCA – Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva – câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos, que podem se espalhar (metástase) para outras regiões do corpo. É causado por fatores externos ou ambientais, também denominados cancerígenos, carcinógenos ou internos, sendo geralmente relacionados a questões genéticas.

Os fatores ambientais se relacionam aos costumes e hábitos rotineiros alterando o DNA das células e abrangendo de 80% a 90% dos cânceres. As mudanças provocadas no meio ambiente pelo homem e os hábitos e estilo de vida adotados pelas pessoas como: tabagismo, hábitos alimentares, alcoolismo, hábitos sexuais, medicamentos, fatores ocupacionais, radiação solar e hereditariedade,  determinam tais fatores e podem determinar diferentes tipos de câncer. O surgimento do câncer, nessas situações, vai depender do tempo de exposição ao seu agente causador.

Quanto aos fatores genéticos, o aparecimento do câncer se deve exclusivamente a fatores hereditários, étnicos e familiares e são raros de acontecer.

Texto selecionado e revisado por geriatra e gerontólogo.

Baixe e compartilhe com seus familiares e amigos.


Quer mais conteúdo como este? Baixe agora mesmo o App Vida Longa!