Mudanças na menstruação podem indicar que sua saúde não está bem

Quando a menstruação está ok, a saúde da mulher está bem também, mas qualquer mudança no ciclo ou no fluxo menstrual podem ser sinais de irregularidade que precisa ser analisada o quanto antes por um especialista. Vamos citar os principais indícios menstruais de que alguma coisa merece atenção na saúde.

A menstruação simplesmente não vem

Ficar dois ou três meses sem menstruar não é nada normal – salvo se há gravidez ou se é utilizado anticoncepcional hormonal de uso contínuo – e pode indicar doenças endocrinológicas, como a síndrome dos ovários policísticos.

Menstruação apresenta a aparência muito diferente em um mês

Pode ser uma etapa intermediária ou uma gravidez ectópica (quando o óvulo é fertilizado fora do útero) ou a síndrome dos ovários policísticos. Se, porém, nos meses seguintes a menstruação regularizar, não há motivo para preocupação. Mas se houver dor, desconforto e recorrência, é imprescindível procurar ajuda médica.

Aumento considerável e repentino do fluxo menstrual

Esse caso costuma indicar alterações hormonais ou na estrutura do útero com mioma, pólipo endometrial (uma proliferação anormal das células do revestimento interno do útero) ou adenomiose (crescimento do tecido do endométrio na musculatura interna da parede uterina).

Redução considerável e repentina do fluxo menstrual

Primeiro é preciso descartar a possibilidade de gravidez. Descartada essa opção, o médico deve analisar o estilo de vida e problemas endocrinológicos. A diminuição de fluxo pode ser causada por dietas de emagrecimento muito rígidas ou por condições como hipotireoidismo e hiperprolactinemia (aumento na produção do hormônio prolactina).

Irregularidade repentina do ciclo menstrual

Esse quadro comumente é ocasionado pelo estresse decorrente de situações de trabalho, família, proximidade de grandes eventos como formatura, casamento, promoção. É comum o estresse alterar o ciclo menstrual e depois que a situação se normaliza, a menstruação volta a ficar regular.

Menstruação mais de uma vez por mês

Um ciclo menstrual normal pode ter de 21 a 35 dias. Nesse caso, o ciclo está com menos de 21 dias e a situação pode ser explicada como estresse ou alguma alteração hormonal, mas também pode ser algo bem preocupante como uma lesão no colo do útero – que pode levar a um câncer – que está camuflada pelo sangramento irregular.

Cólicas muito mais fortes que o normal

É preciso investigar se há endometriose já que as cólicas fortes de são um dos principais sintomas da doença. Aqui é importante considerar se a mulher nunca tem cólicas e de repente passa a ter ou se tem cólicas de uma determinada intensidade e elas repentinamente aumentam.

Portanto, SEMPRE que você perceber que algo está esquisito na sua menstruação procure um ginecologista. A consulta prévia pode descartar a possibilidade de uma doença ou pegá-la em um estágio inicial e ter mais chances de sucesso em seu tratamento.

Texto selecionado e revisado por geriatra e gerontólogo.

Baixe e compartilhe com seus familiares e amigos.


Quer mais conteúdo como este? Baixe agora mesmo o App Vida Longa!